19 de nov. de 2007

Muito Prazer!

Esse blog nasceu, como trabalho final da cadeira de Lingüística e Comunicação do 1º semestre do Curso de Comunicação Social da UFRGS, com o propósito de alertar sobre as supostas “Gafes” que seguidamente vemos na mídia. Quando alguém fala algo que não esteja de acordo com o tipo de fala que estamos acostumados, seja o presidente ou a diarista que trabalha em nossa casa, julgamos ser um erro, mas, na verdade, mesmo sem saber, estamos cometendo um “Preconceito Lingüístico”.

Como qualquer outro tipo de preconceito, trata-se de um julgamento prévio sem o fundamento teórico necessário sobre algo. São idéias pré-concebidas baseadas no que já é conhecido, no que já estamos acostumados a ouvir.

Isso acontece porque estamos acostumados somente com o estudo da gramática na língua portuguesa e não nos damos conta da variedade que ela adquire quando é falada. Aliás, outra coisa que não somos ensinados, é que a língua falada é sempre diferente da língua escrita, pois ninguém é capaz de falar exatamente como se escreve, por mais culto que seja. O que acontece é uma proximidade maior ou menor da língua padrão, falada, geralmente, pelas pessoas mais cultas.

Por isso, procuraremos, por meio da análise de situações cotidianas, deixar claro o preconceito lingüístico que há na sociedade brasileira, e mostrar que todos estamos sujeitos às supostas “gafes” da língua.

3 comentários:

Leandro Rodrigues disse...

O prazer é nosso!
E parabéns! Vamos inflar esse blog com mensagens e comentários!!

Nathália disse...

Mais um blog...
Pelo menos com conteúdo importante!
uaiheuiheua
todo mundo devia tomar conhecimento de mais esse preconceito logo... para quanto antes acabar com ele :P
uaheuiea
e bem vindo seja o blog!

Anônimo disse...

Quanto a escolha do "mascote":
devido a proposta de esclarecimento objetivada pelo blog, que quer mostrar o que é o preconceito linguístico, trazer à tona sua atual difusão na sociedade e mostrar que, na verdade, ele não tem sentido algum, partindo do pressuposto de que a língua tem diversas variações e estas devem ser aceitas pelos indivíduos tal como qualquer outra diferença. Depois da leitura dos posts, que virão a desmascarar esse " mal" cultivado na sociedade, você vai perceber que toda vez que alguém discrimina outro indivíduo só por este ter uma diferente linguagem ao se expressar, isto é motivo de VERGONHA! Quem tem atitudes preconceituosas linguisticamente, deveria ter vontade de enfiar a cabeça num saco pra se esconder depois de perceber o ato ridículo que acabou de cometer!