26 de nov. de 2007

Preconceito lingüístico

Preconceito línguistico: O preconceito lingüístico é uma forma de preconceito a determinadas variedades lingüísticas. Para a lingüística, os chamados erros gramaticais não existem nas línguas naturais, salvo porpatologias de ordem cognitiva. Ainda segundo esses lingüistas, a noção de correto imposta pelo ensino tradicional da gramática normativa originam um preconceito contra as variedades não-padrão.

Fonte: Wikipédia

É dificil para muitas pessoas (como foi para nós), logo de primeira, assimilar ou compreender o que exatamente é o preconceito linguistico. Por isso achamos mais fácil usarmos de situações presentes no nosso cotidiano, que muitas vezes se tornam preconceituosas, talvez, não por maldade humana, mas por falta de conhecimento sobre esse assunto.

Falando de uma situação rotineira e que com certeza é do conhecimento de muitos de voçês que estão lendo, e já rendeu algumas gargalhadas, resolvemos trazer ao nosso blog, a “Sônia”: – quem não se lembra do famoso vídeo do youtube, “Fala Sônia”? De uma senhora, com ar humilde, com certeza de uma classe social baixa, falando em um video: -“ WWW.YOUTUBE.COM”, uma tarefa muito fácil não? Para nós, estudados, que frequentamos bons colégios (ou não tão bons, mas frequentamos), que tivemos aulas de inglês, que temos acesso a filmes, literatura, enfim, um pouco da cultura de lingua inglesa, pra nós sim é fácil pedir que alguém nos peça para dizer a simples frase, www.youtube.com. Mas e para a Sônia: será que ela teve acesso a toda essa “informação linguistica” que nós tivemos? Será que a Sônia frequentou algum colégio? Não sabemos, e nem nos preocupamos em saber. Já que o video estava ali, para ser visto, o nosso papel era apenas rir da situação.

Não podemos chamar de errada a maneira com ela falou aquelas palavras, simplesmente porque não fazem parte do seu universo, ela não precisa saber falar youtube,porque até então, não era algo comum no seu cotidiano. E nós que somos os “estudados” deveriamos compreender que não é de bom tom rirmos dessas situações alheias. Tudo bem, foi ali no computador, não tinha como ela saber quem estava rindo dela, mas e quando estiver alguém falando dessa maneira do teu lado?

Respeitar a variedade lingüística de uma pessoa é respeitar a integridade física e espiritual dessa pessoa como ser humano digno de todo respeito”

Como já foi dito, a língua falada adquire ínumeras modificações com o passar do tempo, como forma de adaptação do próprio ser humano, para ser mais fácil se expressar e mais fácil ser compreendido pelos outros.

“Toda língua muda e varia. O que hoje é visto como certo já foi erro no passado. O que hoje é visto como erro pode vir a ser perfeitamente aceito como certo no futuro da língua.”

A Sônia hoje é até convidada para participar em programas televisivos, ficou famosa e talvez esteja fazendo dinheiro em cima de seus “erros”. Será que isso não é uma forma de aumentar esse preconceito? Será que a Sônia riu dela própria quando se viu no youtube? Achou engraçado ter sido exposta e ridicularizada mundialmente? Bom, provavelmente ela não tinha e não tem noção disso, e agora, como é mais conveniente o melhor é deixar que riam de sua figura. Fala Sônia, fala....

3 comentários:

prizimz disse...

é, ela mesma perguntava ao seu "cameraman" se ele estava rindo dela... acho que ela não curtiu nem um pouco...

Nathália disse...

E olha que esse vídeo fez MUITO sucesso né... Pra ver como está nas pessoas esse preconceito que elam nem reconhecem como um "preconceito".. Eu mesma já tentei explicar pras minhas irmas, e tal... e MEU DEUS como é dificil de aceitarem.
Eu tenho vontade de dar pra elas lerem todos os nossos textos...
O problema é a pessoa ter tempo e interesse pra descobrir mais um dos tantos preconceitos que tem..

Anônimo disse...

o vídeo..
seria cômico se não fosse triste. é deprimente ver as pessoas, em sua ignorância, a ridiculazar outras , sendo que quem tá sendo ridículas e preconceituosas são elas mesmas! Valeu aí, falaram tudo!